Este blog está em constante atualização, sempre com novidades fresquinhas!

Caso queira alguma sugestão especifica, entre em contacto, farei o possível para ajudar.

domingo, 8 de dezembro de 2013

Instrumentos musicais de materiais recicláveis


O GRI-GRI (http://educaja.com.br)
MATERIAL DE CONSTRUÇÃO
Pau de gelado, dois elásticos fortes e uma caixa de fósforos vazia.
EXECUÇÃO
Passa o elástico pelo pau de gelado dando duas voltas. Depois de abrires a caixa de fósforos coloca-o sobre a mesma dando, ao elástico, o número de voltas necessárias para que o pau fique bem preso (o número de voltas depende do comprimento do elástico). Depois, desloca o elástico juntamente com o pau para a extremidade fechada da caixa. Assim, uma das extremidades do pau fica livre e a outra sobre a caixa.

COMO TOCAR
Segura a caixa de fósforos com a mão esquerda e com o polegar da mão direita bate duas vezes seguidas, duma maneira contínua. Vais ouvir um som idêntico ao do grilo… grigri… grigri… grigri
SARRONCA (http://educaja.com.br)

A SARRONCA é conhecida por muitos nomes dependendo da zona onde é fabricada. RONCADEIRA, ZAMBURRA, ZURRA-BURROS ou simplesmente RONCA nome porque é conhecida na zona de Elvas. É um instrumento tocado para o acompanhamento de canções de Natal ou das Janeiras.
MATERIAL DE CONSTRUÇÃO
Uma lata, plástico forte, cordel e uma cana fina (de preferência arrancada com a raiz)
FERRAMENTAS E ACESSÓRIOS
Tesoura, canivete e lixa nº 150
EXECUÇÃO

Arranja uma lata com a capacidade de um litro ou maior. Ata a cana ao plástico na parte central: se a cana tiver raiz, consegues atá-la melhor. Agora amarra o plástico à lata, de modo a esticá-lo sempre que deres uma ou duas voltas com o cordel. Com a ajuda do pai ou da mãe ou, porque não da irmã ou de um amigo, consegues que o plástico fique bem esticado. Se estiver bem esticado a cana fica na perpendicular, caso contrário a cana tomba para o lado e terás de voltar a atar desde o início. Nada de pressas, porque devagar é que se vai ao longe.
DECORAÇÃO
Que tal, à hora de jantar, quando todos estiverem sentados à mesa, a decoração da tua SARRONCA ser motivo de diálogo.
COMO TOCAR
A SARRONCA produz um ronco que se obtém friccionando a cana em movimentos lentos de cima para baixo e vice-versa, mas sempre com a mão molhada. Não apertes muito a cana e tem sempre a mão molhada. As prendas de Natal, têm sempre outro sabor, acompanhadas com a sonoridade da tua SARRONCA. 

Sem comentários:

Enviar um comentário