O Urso dorminhoco
Objetivos: Atenção; velocidade de reação
Descrição: Os alunos correm à vontade pelo espaço, um pagador "Urso", agachado a fingir que está a dormir. Os outros alunos vão desafiando a "Urso" tocando-lhe nas costas. Quando quiser, este corre atrás dos restantes alunos. Aquele que for agarrado passa a ser o "Urso".
A jaula
Objetivos: Atenção; agilidade; cooperação
Descrição: Alguns alunos dispo~em-se em círculo. Os restantes são os bichos e entraraão e sairão da "jaula" à vontade. Ao sinal do educador, os alunos da jaula dão as mãos e fecham o círculo, dizendo: "jaula fechada"! os "bichos" capturados passarão a fazer parte da jaula. O jogo continua até que todos se tornem jaula.
O arco-Íris
Sentados nos seus blocos ou marcas, cada um pensa numa cor.A educadora (pintor) começa andando ou correndo por entre eles e chama- "quero o azul".
Todos os que tiverem pensado nessa cor levantam-se e correm em coluna atrás dela. Vão sendo chamadas mais cores, até a coluna já estar muito grande. Nessa altura o "pintor" exclama: "acabei o meu quadro" e cada um deverá voltar para o seu lugar. o 1º a sentar-se sem ter corrido e sem se enganar no seu lugar, será o pintor do próximo quadro.
Se o pintor quiser levantar todas as cores durante o jogo dirá-"arco-irís".
jogo das cores |
jogo os transportes |
Jogo o coelho e as tocas e os peixes do mar |
Jogo os pássaros e os ninhos e para a rua-para o passeio |
Jogo morto,vivo,ferido e o espantalho |
jogo das estátuas, o pim-pam-pum e Toc-bum |
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